fevereiro 13, 2011

Pronto, ok, eu falo dos Oscars...

Bom, nesta altura já vi seis dos dez filmes nomeados. Devo ainda conseguir ver mais um, mas dificilmente verei todos. Não vou tentar reescrever o que o estúpido blogger me apagou, mas vou aqui dar a minha humilde opinião.

Em primeiro lugar, estou particularmente entusiasmada este ano. É muito imprevisível, não há nenhum que se destaque. O facto de O Discurso do Rei estar à frente nas nomeação não quer dizer absolutamente nada. Há vários exemplos disso mesmo, sendo os mais recentes Avatar e O Estranho Caso de Benjamin Button. Portanto, está tudo em aberto.

Então vamos lá aos filmes:

Cisne Negro - boas hipóteses de ganhar. E Darren Aronofsky já ficou para trás com O Wrestler por isso este pode ser o seu ano.

The Fighter - vi o filme ontem. Nem estava com grande vontade, mas ainda bem que fui. Foi uma bela surpresa. O argumento é empolgante e as interpretações são magistrais. No entanto, dificilmente ganhará o Oscar de Melhor Filme. Nas categorias de interpretação tem boas hipóteses.

A Origem - eu gostei do filme, a sério que gostei. Deveria estar nomeado? Lamento, não. O Christopher Nolan é um grande realizador, quase visonário, mas demasiadamente conceptual. Todos os filmes dele (exceptuando Batman) acabam por ser superficiais no que a histórias e as personagens dizem respeito. Acabam por ser filmes vazios, algo frívolos. Mais uma vez, gostei bastante do filme, mas não devia estar nesta lista. E não vai ganhar.

Os miúdos estão bem - um óptimo filme, que não é para todos. Também dificilmente conseguirá alguma coisa, apesar de ter sido muito bem recebido pela crítica.

O Discurso do Rei - não é arrebatador. É um filme muito competente e que conquista pelas interpretações de Colin Firth e Geoffrey Rush. É leve, tem uma temática Oscar friendly e cria empatia.

127 Horas - não vi, conheço a história e sei que Danny Boyle já levou o seu para casa. Poderá levar outra vez, mas não será este ano com este filme.

A Rede Social - merece integrar a lista, mas não ganhar o Oscar. David Fincher merece mais que levar a estatueta por este filme. É quase garantido no Argumento Adaptado e foi roubado nas categorias de interpretação. E chega.

Toy Story 3 - é de animação. 'Nuff said. Não vai acontecer.

Indomável - também ainda não vi, mas este é um grande candidato. Foi muitíssimo bem recebido tanto por crítica como público, os actores são consagrados. Tem tudo a seu favor.

Winter's Bone - tenho ouvido muito boas coisas. Só que é um filme muito rebuscado. Um clássico caso de "nomeação é o prémio".

Vamos só aos actores e depois calo-me. Prometo.

Actor Secundário:
Aposto em Christian Bale. Está brilhante. Também gostava que o Mark Ruffalo fosse reconhecido. Mas o Christian, oh o Christian...

Actriz Secundária:
Esta categoria é difícil, muito. Eu diria uma das actrizes do The Fighter, Melissa Leo ou Amy Adams. Mas é muito complicado prever. Costumam haver surpresas nestas categorias e todas me parecem ter possibilidades equivalentes.

Actor principal:
Colin Firth. É que nem há dúvidas.

Actriz Secundária:
À primeira vista, Natalie Portman está garantida. Não é a primeira vez, contudo, que há upsets. Annette Bening ou Michelle Williams podem estragar-lhe a noite.

E pronto, vou agora para o meu canto porque ler isto tudo é castigo.

Boa semana!

4 comentários:

j disse...

meh, really? não achei grande piada ao the fighter. sem ser ao christian, que deve ganhar.

João Campos disse...

Reparaste como a crítica dos jornais portugueses tem devastado o "Black Swan"? Tenho quase a sensação de que avaliariam melhor o "The Room"!

rod disse...

falta-me ver o the fighter, o winter's bone e o indomável.

tou com muitas expectativas para este último :)

Lothlorien disse...

Ñ li nada sobre o Cisne Negro, mas li sobre The Fighter e de tudo em que podiam pegar, arrasaram a interpretação do Christian Bale. Que idiotas, meu Deus...