janeiro 23, 2011

Damn, I've read this before III

Wonders or blunders?

A publicidade é fixe. A publicidade é divertida. A publicidade é criativa. Infelizmente, a publicidade é também parva e, amiúde, ardilosa.Todos conhecemos exemplos de publicidade enganosa; mas a que passa na nossa televisão ultrapassa os limites do aceitável. É que nem me refiro ao logro óbvio do “damos-lhe 20.000€ para fazer o que quiser, sem perguntas e pode pagar depressa ou devagar, mas sempre com suavidade (mas não se esqueça que as nossas taxas são de aproximadamente 30% e se amanhã o BCE decidir aumentar os juros para 20%, passamos a cobrar-lhe 75% sem o avisar previamente. Mas, calma!, porque o pagamento é sempre suave)”. Não! Esse é demasiado fácil de atacar e já quase cai na categoria de chavão. Há emaranhados publicitários mais subtis e, consequentemente, muito mais interessantes de desconstruir.

Mas agora vocês dizem: “Oh Lothlorien, tu és parva, porque mais enganosa que a Cofidis não existe”. Ora aí é que vocês se enganam. “Estás a falar de quê, tansa?”, continuam vocês. Hmmm... Olhem, só assim de cabeça, lembro-me logo da Agros. Aquele anúncio da Agros deixa-me sempre intrigada. Porque aparentemente é algo bem feito e com um mínimo de lógica. Mas não é. É tão mal enjorcado que dói. Mas passa por decente e no fundo é isso que interessa. No entanto, a Lothlorien está aqui para vos estragar a feliz ilusão de que temos publicitários inteligentes em Portugal (com todo o respeito que lhes tenho). Ora, o anúncio em questão inicia-se com a frase “Se as nossas vacas falassem...”. Começam mal. Se as vacas falassem, senhor engenheiro agrónomo, pode ter a certeza que iriam, com aquele olhar de carneiro mal morto, subir de fininho na hierarquia animal até triunfarem sem tréguas e, eventualmente, subjugarem os humanos a uma existência em prados muito longe de serem verdejantes. Se as vacas falassem, senhor engenheiro que com certeza és membro do T-Clube em vez de bovinicultor, conquistariam o mundo, pode estar certo disso.Não satisfeitos com este primeiro deslize, continuam no mesmo caminho. “Se as nossas vacas falassem…- poderiam confirmar que aqui têm a melhor alimentação e só assim se garante um bom leite- comprovariam que aqui há um controlo rigoroso em todas as fases- confirmariam que a origem determina a qualidade do leite”Oh gente, eu sei que o vosso intuito é aliciar as pessoas e convencê-las que vocês são os melhores e coiso, mas se as vossas vacas falassem diziam que o vosso leite é bom? Para já, o leite não é vosso, é delas. E se as vossas vacas falassem podem ter a certeza que não diriam isso. Diriam “deixem as minhas tetas em paz, vão vocês pastar, e quem é aquele touro jeitoso que está ali a afiar os cornos no estábulo?” Perceberam? Se as vossas vacas falassem, denunciar-vos-iam à ANIMAL. Se as vossas vacas falassem, davam-vos um coice. Na realidade, já o podem fazer, mas se falassem podiam rir e apontar e comentar umas com as outras. Em poucas palavras, se as vossas vacas falassem, este anúncio estúpido não existia.

Passando à frente... Eu sei que o post está a ficar grande, mas não posso deixar de mencionar outro anúncio brilhante na sua idiotice. Adoro a Kinder. Se não existisse, tinha eu de ir à Alemanha dizer-lhes que juntar chocolate com leite é muito bom e vende bem. E que no formato de ovo tem muito sucesso. E já que estão numa de extravagâncias, juntem um pequeno presente. Geralmente vai fora, mas no momento em que se abre é uma alegria. Reitero, gosto muito da Kinder. Mas o anúncio do Kinder Délice é absurdo. Dizem eles que aquilo é feito com ingredientes puros e naturais. Vão mais longe, afirmam que Kinder Delice proporciona “mais sabor para um lanche saudável”. Vocês tiram as conclusões que quiserem, mas a minha humilde pessoa acha que chocolate nunca foi nem nunca será um ingrediente puro e natural e muito menos saudável. Pronto, está bem, o chocolate de leite em quantidades moderadas tem cálcio… Sabem o que é que também tem cálcio? Os espinafres, mas isso não vêem vocês a ser publicitado. Um último apontamento: dão aquilo às crianças para lanchar? Se alguma vez vir uma criança a comer apenas aquilo ao lanche, serei obrigada a contactar um assistente social e reportar negligência alimentar por parte dos progenitores. Lanche a sério é um pão com manteiga de amendoim e um copo de leite com Ovomaltine. A marca da manteiga é Pindakaas e posso receber essa comissão em forma de viagem a Amsterdão, muito obrigada; mas desta vez não quero ficar alojada em pleno Red Light District, por isso vejam lá isso.

Mas eu ainda não me calei? Acho que vou ficar por aqui nas minhas reflexões.



Update: Chegou-me aos ouvidos que a Kinder, afinal, é italiana, pertence à Ferrero. Pronto, lá se foi uma feliz memória de infância...

1 comentário:

rod disse...

déjà vu

lol