Bom, nesta altura já vi seis dos dez filmes nomeados. Devo ainda conseguir ver mais um, mas dificilmente verei todos. Não vou tentar reescrever o que o estúpido blogger me apagou, mas vou aqui dar a minha humilde opinião.
Em primeiro lugar, estou particularmente entusiasmada este ano. É muito imprevisível, não há nenhum que se destaque. O facto de O Discurso do Rei estar à frente nas nomeação não quer dizer absolutamente nada. Há vários exemplos disso mesmo, sendo os mais recentes Avatar e O Estranho Caso de Benjamin Button. Portanto, está tudo em aberto.
Então vamos lá aos filmes:
Cisne Negro - boas hipóteses de ganhar. E Darren Aronofsky já ficou para trás com O Wrestler por isso este pode ser o seu ano.
The Fighter - vi o filme ontem. Nem estava com grande vontade, mas ainda bem que fui. Foi uma bela surpresa. O argumento é empolgante e as interpretações são magistrais. No entanto, dificilmente ganhará o Oscar de Melhor Filme. Nas categorias de interpretação tem boas hipóteses.
A Origem - eu gostei do filme, a sério que gostei. Deveria estar nomeado? Lamento, não. O Christopher Nolan é um grande realizador, quase visonário, mas demasiadamente conceptual. Todos os filmes dele (exceptuando Batman) acabam por ser superficiais no que a histórias e as personagens dizem respeito. Acabam por ser filmes vazios, algo frívolos. Mais uma vez, gostei bastante do filme, mas não devia estar nesta lista. E não vai ganhar.
Os miúdos estão bem - um óptimo filme, que não é para todos. Também dificilmente conseguirá alguma coisa, apesar de ter sido muito bem recebido pela crítica.
O Discurso do Rei - não é arrebatador. É um filme muito competente e que conquista pelas interpretações de Colin Firth e Geoffrey Rush. É leve, tem uma temática Oscar friendly e cria empatia.
127 Horas - não vi, conheço a história e sei que Danny Boyle já levou o seu para casa. Poderá levar outra vez, mas não será este ano com este filme.
A Rede Social - merece integrar a lista, mas não ganhar o Oscar. David Fincher merece mais que levar a estatueta por este filme. É quase garantido no Argumento Adaptado e foi roubado nas categorias de interpretação. E chega.
Toy Story 3 - é de animação. 'Nuff said. Não vai acontecer.
Indomável - também ainda não vi, mas este é um grande candidato. Foi muitíssimo bem recebido tanto por crítica como público, os actores são consagrados. Tem tudo a seu favor.
Winter's Bone - tenho ouvido muito boas coisas. Só que é um filme muito rebuscado. Um clássico caso de "nomeação é o prémio".
Vamos só aos actores e depois calo-me. Prometo.
Actor Secundário:
Aposto em Christian Bale. Está brilhante. Também gostava que o Mark Ruffalo fosse reconhecido. Mas o Christian, oh o Christian...
Actriz Secundária:
Esta categoria é difícil, muito. Eu diria uma das actrizes do The Fighter, Melissa Leo ou Amy Adams. Mas é muito complicado prever. Costumam haver surpresas nestas categorias e todas me parecem ter possibilidades equivalentes.
Actor principal:
Colin Firth. É que nem há dúvidas.
Actriz Secundária:
À primeira vista, Natalie Portman está garantida. Não é a primeira vez, contudo, que há upsets. Annette Bening ou Michelle Williams podem estragar-lhe a noite.
E pronto, vou agora para o meu canto porque ler isto tudo é castigo.
Boa semana!
4 comentários:
meh, really? não achei grande piada ao the fighter. sem ser ao christian, que deve ganhar.
Reparaste como a crítica dos jornais portugueses tem devastado o "Black Swan"? Tenho quase a sensação de que avaliariam melhor o "The Room"!
falta-me ver o the fighter, o winter's bone e o indomável.
tou com muitas expectativas para este último :)
Ñ li nada sobre o Cisne Negro, mas li sobre The Fighter e de tudo em que podiam pegar, arrasaram a interpretação do Christian Bale. Que idiotas, meu Deus...
Enviar um comentário